Abaixo estão alguns dos Softwares Educacionais ou de Acessibilidade que utilizamos
no laboratório de informática com os alunos no Centro de Reabilitação Louis Braille.
01- RAPIDTYPING (PRATICAR A DIGITAÇÃO).
Se para uma pessoa que não tem nenhum comprometimento visual digitar corretamente palavras e frases completas com precisão ortográfica é uma exigência cada vez mais comum, tanto no mercado de trabalho quanto em atividades cotidianas, ainda mais se faz necessário para uma pessoa que tem comprometimento visual, seja ele cego total ou até mesmo de baixa visão.
Seja durante a
criação de textos ou durante uma simples conversa utilizando programas de
mensagens instantâneas, quanto maior a velocidade que o usuário conseguir
digitar, melhor será o aproveitamento dessas atividades.
O método mais
comum para desenvolver velocidade é simplesmente ir se acostumando aos detalhes
do teclado, o que acontece normalmente com a prática diária. Porém, nem sempre
é possível esperar tempo o suficiente até que essas habilidades se desenvolvam
de maneira natural. Para isso que existem programas como o RapidTyping,
destinado exclusivamente a melhorar a velocidade e precisão com que o usuário
digita documentos.
Esse programa é
utilizado por pessoas de Baixa Visão, pois a sua parte gráfica através de
imagens não permite que os leitores de telas façam a leitura.
02-
NVDA
(LEITOR DE TELAS).
O Non Visual Desktop Access (NVDA) é um leitor de telas, livre e
de código aberto, para o sistema operativo Windows. As informações do programa
são fornecidas através de voz sintética e/ou Braille e permitem às pessoas com
deficiência visual estar em igualdade com todos os indivíduos no acesso ao computador.
O NVDA é desenvolvido pela NV Access com contribuições da
comunidade, podendo ser executado em computadores com o sistema Windows XP ou
superior, e está traduzido tanto para o português de Portugal e do Brasil, como
para mais de 40 outros idiomas.
Este programa é utilizado por pessoas com Deficiência Visual
total.
03-
DOSVOX.
O Núcleo de Computação Eletrônica
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se
dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos
deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas
utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas,
adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
O Dosvox é um software que
trabalha com aplicativos do próprio programa, tais como: editor de textos,
calculadora, correio eletrônico, leitor de textos, cadernos de telefones,
agenda eletrônica, vários jogos educativos, teste de teclado, ajuste de relógio
do sistema, medidor de baterias para not book, chat, navegador de Web, etc.
Esse programa é utilizado
principalmente por pessoas com Deficiência Visual total, no entanto existem
vários aplicativos dele que ajudam pessoas de Baixa Visão ou mesmo de visão
normal a desenvolver vários conceitos.
04-
AUDACITY.
Audacity é um
editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos
formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, você edita suas músicas, podendo
aplicar cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de
desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicar efeitos na gravação — tudo
com muito profissionalismo.
O programa também
conta com editor de envelope de amplitude, espectrograma e uma janela para
análise de frequências e áudio em geral.
Este programa é
utilizado tanto por pessoas com baixa visão quanto com deficiência Visual
total, pois seus menus são acessíveis aos leitores de telas.
Com esse software
é possível produzir histórias pelos próprios alunos em áudio, gravar músicas
cantadas por eles, montar diálogos, etc.
05-
JAWS
PARA WINDOWS.
O leitor de telas JAWS para
WINDOWS, da Freedom Scientific em Petersburg St. Florida, EUA, trabalha com o
computador, de modo a proporcionar aos deficientes visuais ou pessoas de baixa
visão o acesso às aplicações mais populares e à Internet.
Com o software de síntese de voz
e a placa de som do PC, a informação da tela é lida, permitindo o acesso a uma
larga variedade de aplicações de trabalho, educacionais e de lazer. O JAWS
também pode enviar informações para linhas Braille, permitindo mais acesso a
esta tecnologia do que qualquer outro leitor de tela.
Utilizamos este leitor do leitor
de telas para que os deficientes visuais entre outras atividades possam
trabalhar com todo sistema Windows, Word, Office, Internet na realização de
pesquisas, participar dos programas de redes sociais e ter autonomia de
utilizar o computador sozinhos.
Hoje é uma grande realidade os
deficientes visuais utilizando not book em sala de aula, o que facilita para os
professores, pois muitas atividades podem ser enviadas por e-mails ou pen drives,
as atividades podem ser digitalizadas, os livros já conseguimos em formato
digital e dessa forma existe uma possibilidade bem maior de aprendizado. Os
alunos através da tecnologia tem mais chance de estarem em igualdade de estudo
em sala de aula.
Esse software é pago, suas
versões em modo demo podem ser baixadas no link abaixo para teste.
06-
VIRTUAL
VISION.
O Virtual Vision foi desenvolvido através de pesquisas da MicroPower e é um software que permite os deficientes
visuais utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e
outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por
um sintetizador de voz.
O Virtual Vision “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.
A navegação é realizada por meio de um teclado comum, e o som é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pelo deficiente visual, o que dispensa a utilização de sintetizadores externos.
O Virtual Vision também acessa o conteúdo presente na Internet através da leitura de páginas inteiras, leitura sincronizada, navegação elemento a elemento e listagem de hyperlinks presentes nas páginas.
O Virtual Vision “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.
A navegação é realizada por meio de um teclado comum, e o som é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pelo deficiente visual, o que dispensa a utilização de sintetizadores externos.
O Virtual Vision também acessa o conteúdo presente na Internet através da leitura de páginas inteiras, leitura sincronizada, navegação elemento a elemento e listagem de hyperlinks presentes nas páginas.
Este software é pago, no entanto as pessoas com Deficiência Visual,
através de uma parceria da empresa com os bancos Bradesco e Real, oferece uma
licença gratuita para seus clientes dos respectivos bancos.
07-
RÃS
E INSETOS.
O objetivo é simples: As Rãs deverão capturar todos os insetos, mas só
podem fazer isso se estiverem de frente para eles.
Com ele trabalhamos a coordenação motora, Senso de lógica, Senso direcional, Senso de organização, planejamento, etc.
O jogo exige do usuário muita paciência e capacidade de resolver problemas simples ou complexos. É ideal para trabalhar também estas áreas do aprendizado.
Não é indicado para crianças pequenas, pois podem não compreender o que está acontecendo, e os efeitos didáticos não seriam os desejados.
O uso é muito simples e logo à primeira vista, o usuário deverá ficar bem à vontade. Há uma contagem de tempo que diminui a cada estágio novo.
Como Jogar: Apenas com o uso do Mouse. Clique sobre as Rãs e elas irão girar até a posição desejada.
Como sugestão de uso, pode o educador estimular que pensem antes de clicar sobre as Rãs. Pode ele definir uma quantidade de "Cliques" como meta ideal, outra como regular, etc. Pode ainda sugerir que, após cada partida, um número sempre menor de "cliques" seja conseguido, repetindo a mesma fase.
Com ele trabalhamos a coordenação motora, Senso de lógica, Senso direcional, Senso de organização, planejamento, etc.
O jogo exige do usuário muita paciência e capacidade de resolver problemas simples ou complexos. É ideal para trabalhar também estas áreas do aprendizado.
Não é indicado para crianças pequenas, pois podem não compreender o que está acontecendo, e os efeitos didáticos não seriam os desejados.
O uso é muito simples e logo à primeira vista, o usuário deverá ficar bem à vontade. Há uma contagem de tempo que diminui a cada estágio novo.
Como Jogar: Apenas com o uso do Mouse. Clique sobre as Rãs e elas irão girar até a posição desejada.
Como sugestão de uso, pode o educador estimular que pensem antes de clicar sobre as Rãs. Pode ele definir uma quantidade de "Cliques" como meta ideal, outra como regular, etc. Pode ainda sugerir que, após cada partida, um número sempre menor de "cliques" seja conseguido, repetindo a mesma fase.
Este software é gratuito e pode ser baixado no link que segue:
08- SOFTWARE MENINO CURIOSO.
O Menino Curioso é um
software educacional que contém 12 atividades para crianças em fase de
alfabetização. Acessível tanto para crianças de visão normal, quanto para baixa
visão ou deficiente visual total.
Algumas
atividades disponíveis no Menino Curioso:
•Letrinhas – Explorar o teclado digitando letras e conhecendo-as através da associação das mesmas com uma palavra iniciada por ela.
•Combinum – Combinar pares de numerais com suas respectivas quantidades. Essa atividade apresenta dois níveis diferentes.
•Continha – Nessa atividade os alunos fazem contas de somar e subtrair de apenas uma parcela e com resultados até 9. Cada resposta certa é um gol que o aluno faz.
•Figurinhas – Montar um álbum de figurinhas associando letras a palavras que comecem com as letras apresentadas. A cada associação os alunos recebem uma figurinha para colar no álbum.
•Labirinto – Guiar o menino curioso por um labirinto recolhendo letras para formar uma palavra. Essa atividade tem dois níveis de dificuldade: um labirinto pequeno que forma palavras mais curtas e um labirinto grande que formam palavras maiores e com a escrita mais complexa.
•Liga pontinhos – Ligar números exercitando a ordem numérica com objetivo de descobrir a figura escondida. Essa atividade contém 10 figuras diferentes para serem descobertas.
•Monta a cena – Escolher entre dez opções de fundos, uma, para montar uma cena inserindo figuras diversas.
•Quadro de letras – Nessa atividade os alunos, usando as letras do alfabeto, podem escrever palavras diversas no quadro.
•Quebra-quebra – Montar 10 quebras- cabeças reconstituindo as figuras que se quebraram.
•Inventor – Misturar letras para formar palavras diversas. Tem três níveis de dificuldades.
•Embaralha – Desembaralhar quadros de 10 cenas trocando os quadros entre si corretamente.
•Letrinhas – Explorar o teclado digitando letras e conhecendo-as através da associação das mesmas com uma palavra iniciada por ela.
•Combinum – Combinar pares de numerais com suas respectivas quantidades. Essa atividade apresenta dois níveis diferentes.
•Continha – Nessa atividade os alunos fazem contas de somar e subtrair de apenas uma parcela e com resultados até 9. Cada resposta certa é um gol que o aluno faz.
•Figurinhas – Montar um álbum de figurinhas associando letras a palavras que comecem com as letras apresentadas. A cada associação os alunos recebem uma figurinha para colar no álbum.
•Labirinto – Guiar o menino curioso por um labirinto recolhendo letras para formar uma palavra. Essa atividade tem dois níveis de dificuldade: um labirinto pequeno que forma palavras mais curtas e um labirinto grande que formam palavras maiores e com a escrita mais complexa.
•Liga pontinhos – Ligar números exercitando a ordem numérica com objetivo de descobrir a figura escondida. Essa atividade contém 10 figuras diferentes para serem descobertas.
•Monta a cena – Escolher entre dez opções de fundos, uma, para montar uma cena inserindo figuras diversas.
•Quadro de letras – Nessa atividade os alunos, usando as letras do alfabeto, podem escrever palavras diversas no quadro.
•Quebra-quebra – Montar 10 quebras- cabeças reconstituindo as figuras que se quebraram.
•Inventor – Misturar letras para formar palavras diversas. Tem três níveis de dificuldades.
•Embaralha – Desembaralhar quadros de 10 cenas trocando os quadros entre si corretamente.
Este software é
gratuito e pode ser baixo no link que segue.
09-
ABC
SEBRAN.
ABC SEBRAN é um software educativo desenvolvido para
público infantil. É um ambiente de diversão e descobertas onde os alunos
aprendem o alfabeto e os números.
O software possui 12 tipos de atividades, podendo
destacar as atividades de matemática que inclui exercícios de somar, subtrair e
multiplicar.
O ABC SEBRAN é gratuito e pode ser baixado no link que segue:
O ABC SEBRAN é gratuito e pode ser baixado no link que segue:
10-
TANGRAM.
O Tangram é um jogo de origem Chinesa que possibilita a
construção de figura com peças geométricas. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das
sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento
facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo
da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também
são fundamentais para o estudo da matemática.
Para montar qualquer figura com peças do Tangram as
regras são as seguintes:
- Todas as peças do Tangram devem ser utilizadas;
- As peças não podem ficar umas sobre as outras (sobrepostas);
- Cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice.
No link abaixo esse jogo poder ser jogado on line, mas
existem também versões gratuitas que podem ser baixadas e instaladas no
computador.
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